A Unidade de Gestão de Projetos Especiais marcou presença na sessão de abertura da Formação TEACH PRIMARY CABO VERDE, realizada nesta segunda-feira, (29), na cidade da Praia, com a representação da gestora do Projeto do Capital Humano, Clarisse Silva.
A referida formação tem como principal objetivo formar uma equipa nacional de 30 observadores e formadores para a aplicação do #TEACHPRIMARY piloto em 4 concelhos do Pais (Praia, Santa Cruz, Sal e São Vicente.
Trata esta de uma iniciativa, promovida pela #DireçãoNacionaldeEducação, que integra uma série de ações e estratégias voltadas para a supervisão, formação e desenvolvimento profissional dos professores. Com intuito de oferecer o suporte necessário para superar os desafios quotidianos, impactando diretamente na sua atuação e nos resultados educacionais.
É importante destacar que Teach Primary é uma ferramenta de observação em sala de aula, particularmente, qualidade das interações aluno-professor. Um instrumento de diagnóstico, supervisão e acompanhamento tendo em vista a melhoria da qualidade das práticas de ensino e da aprendizagem.
No âmbito da Educação, o Projeto Capital Humano busca aprimorar a qualidade do sistema educacional atual, garantindo que todos os jovens adquiram competências relevantes para o mercado de trabalho. Para alcançar esse objetivo, o projeto visa fortalecer o desenvolvimento profissional dos professores, implementar novas estratégias de formação e aprimorar o sistema de supervisão dos resultados de aprendizagem, visando sempre a melhoria contínua da educação em Cabo Verde.
Destaca-se que o Governo de Cabo Verde recebeu apoio do #BancoMundial para implementar o Projeto Capital Humano, inserido na nova Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (PEDS 2021-2030 – Ambição 2023).