Projeto Capital Humano: Entrevista com o Coordenador da UGPE

Em entrevista concedida pelo Coordenador da Unidade da Gestão de Projetos Especiais – UGPE, Eng. Nuno Gomes, aquando da cerimónia de Lançamento do Projeto Capital Humano que teve lugar nesta terça-feira, 17 de maio.
“Ao fim de 5 anos esperamos ter um ensino secundário forte virado para a formação profissional mais resiliente e virado a novos sectores emergentes: economia azul e questões do género, afim de ter mais beneficiários acima de tudo jovens e mulheres e na parte da inclusão social produtiva ter famílias mais desenvolvidas e combater a pobreza com a inclusão produtiva, sendo esta a maior fatia do projeto.
O projeto capital humano irá abranger todos os 22 municípios do país com a inclusão produtiva, a ideia é deixar de fazer transferências direta de dinheiro, mas sim incentivar e capacitar para que as próprias famílias possam gerar o seu próprio rendimento.
O montante de 26 milhões de dólares será investido nas áreas de educação, formação profissional, inclusão social e habitação voltada para a inclusão produtiva”.
De realçar que o referido projeto será implementado através da Célula de Execução do Projecto, criada, sob forma de equipa de trabalho, no interior da Unidade de Gestão de Projecto Especiais (UGPE) sob tutela do Ministério das Finanças (MF), em estreita colaboração com as entidades beneficiárias do Projecto:
*Ministério da Educação – ME
*Fundo de Promoção do Emprego e da Formação – FPEF
*Direção-Geral da Educação – DGE
Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação – MIOTH
Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social – MFIDS