Missão no âmbito do Projeto de Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul

A Unidade de Gestão de Projetos Especiais em parceria com a Direção Nacional do Planeamento esteve nesta segunda-feira, reunida com a equipa do Banco Mundial que se encontra em Cabo Verde para missão no âmbito do “Projeto de Desenvolvimento do Turismo Resiliente e Economia Azul. Este primeiro encontro de comité técnico, teve como objetivo apresentar o plano de atividades de 2022.
De realçar que pretende-se com este projeto, aumentar o âmbito geográfico e a profundidade da contribuição do turismo para a economia de forma sustentável, envolvendo um vasto leque de beneficiários em toda a sociedade civil, sectores privado e público em Cabo Verde.
Os componentes do projeto, estão entre a infraestrutura, a capacitação e formação de agentes, capacitação de pequenas e médias empresas, aumentando a resiliência do setor e a sua diversificação, abordando também questões afetos a energias e tratamento de resíduos urbanos e sólidos, bem como a valorização do património.
Desta feita, o objetivo da missão é ajudar as autoridades, a monitorar o status de estabelecimento dos arranjos institucionais de implementação do projeto, incluindo a criação do Comitê Técnico do Projeto; discutir e ajustar o projeto de plano de trabalho de 2022 com todos os beneficiários; discutir o processo de aquisição de atividades-chave, nomeadamente obras de infraestrutura nas quatro ilhas de intervenção do projeto; e conduzir uma reunião oficial de apresentação e lançamento do PROBLUE – pequenos estados insulares em desenvolvimento (SIDS) relacionados ao Estudo de avaliação da economia circular.
A missão liderada pela Sra. Cristina Navarrete, Especialista Sênior do Setor Privado, decorre até o dia 14 de setembro, e têm marcado na agenda, visita às ilhas de Santo Antão, São Vicente e Sal.