Unidade de Gestão de Projetos Especiais realiza encontro de socialização do EIAS Parque Tecnológico Fase II

A Unidade de Gestão de Projetos Especiais realizou um encontro de socialização do Estudo de Impactes Ambiental e Social – EIAS do Projeto Parque Tecnológico, com objetivo de promover a reflexão sobre eventuais impactes da implementação deste projeto.

 

A sessão que decorreu nesta segunda-feira, 08 de agosto, na sala de reuniões da UGPE, procurou fomentar diálogo sobre os impactes ambientais e sociais previstos através deste estudo, que advêm das ações de equipamento e início de funcionamento Parque Tecnológico de Cabo Verde.

 

Com o arranque da segunda fase do Projeto Parque Tecnológico houve a necessidade da realização deste estudo levado a cabo através de uma consultoria de três meses (maio, junho e julho), realizado sob a liderança da Eng. Margarida Santos.

 

Conforme a consultora Margaria Santos, que na ocasião procedeu à apresentação das evidencias, este estudo prevê medidas de mitigação para todos descritores ambientais que possam eventualmente ser alterados, em conformidade com a legislação nacional para o ambiente, as convenções ambientais internacionais das quais o país é signatário, e do Sistema Integrado de Salvaguardas do Banco Africano de Desenvolvimento.

 

A UGPE, dentro das suas atribuições de gestão fiduciária deste investimento, esteve representado neste encontro, pelo gestor do Projeto Parque Tecnológico, Carlos Delgado, pela Especialista Ambiental e Social, Larissa Varela e pelo Eng. Civil do Projeto Parque Tecnológico, Carlos Pinheiro.

 

A Nosi, entidade executora, através do TechParkCV, esteve representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Carlos Monteiro, e pela Administradora Executiva, Itilde Martins.

 

De realçar que, o Projeto Parque Tecnológico visa dinamizar o cluster TIC, posicionando Cabo Verde como um centro internacional de prestação de serviços e como Porta de Entrada em África para as empresas internacionais líderes no sector. E neste âmbito o Governo de Cabo Verde mobilizou no quadro de parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento para o seu financiamento $38,166,800.00 (USD).