Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social capacita 118 técnicos sociais nos 22 municípios do país

O Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS), através da Direção Geral da Inclusão Social pretende capacitar, nos próximos dias, cerca de 118 técnicos sociais dos vinte e dois municípios do país, para uma melhor gestão dos apoios às famílias em situação de pobreza extrema.

 

 A informação foi avançada pela Diretora Geral da Inclusão Social, Ednalva Cardoso, durante a abertura da formação em acompanhamento familiar e inclusão produtiva, que decorre de 18 a 20 de julho, na Cidade da Praia, destinada aos técnicos sociais dos municípios da Praia, Maio e Ribeira Grande de Santiago.

 

A formação segundo a responsável surge no âmbito da implementação do projeto capital humano, financiado pelo Banco Mundial, e tem como objetivo “reforçar a capacidade técnica na plataforma digital, permitindo o seguimento das famílias através de um acompanhamento familiar mais próximo e efetivo”.

 

Ednalva Cardoso assegurou que este ano duas mil famílias de todos os municípios do país vão ser contempladas com o projeto capital humano.

 

Para este ano prevê-se abranger 2000 famílias com o acompanhamento familiar, vão receber o RSI que vai apoiar as famílias e trabalhar também a vertente da inclusão produtiva. Conseguir fazer a transferência de valores monetários para as famílias suprirem as questões mais básicas e depois o financiamento para adquirirem um kit para conseguir fazer a atividade geradora de rendimento”, disse.

 

Ainda segundo a Diretora Geral, o trabalho com a família é feito no seu todo, pois o objetivo do Governo de Cabo Verde é trabalhar as políticas integradas e conseguir erradicar a pobreza extrema.

 

“Quando chegamos numa família com criança que está em idade de creche ou pré-escolar, subvencionamos essa criança, um jovem com necessidade de inclusão de formação profissional também apoiamos, um idoso que tenha necessidade de um cuidado também apoiamos”, realçou.

 

De referir que esta mesma ação de formação já foi realizada nas ilhas de São Vicente, Santo Antão e Sal e nos próximos dias será ministrada no interior de Santiago, Fogo e São Nicolau.