O Coordenador da Unidade de Gestão de Projetos Especiais, Nuno Gomes, presidiu na tarde desta quinta-feira, 04 de agosto, a cerimónia de encerramento do Workshop sobre “Projeção de oferta e procura de emprego em função das necessidades e Proposta de demandas de competências nos sectores catalíticos até 2026”.
Nuno Gomes, realçou que Cabo Verde tem formado excelente de profissionais , à vista disso, outros países tem estado à procura de profissionais competentes no país para ingressar nos seus quadros de colaboradores. Contudo, o coordenador diz acreditar que é preciso incluir no Plano Estratégico de Formação Profissional a diversificação de ofertas formativas, por forma a atrair jovens com um certo nível de escolaridade.
Esta iniciativa da Direção Geral do Emprego, promoveu a realização focus group para debater várias áreas estratégicas prioritárias, nomeadamente:
- o Setor agrícola
- o Setor da economia azul/Marítima e pesqueira
- o Setor da cultura e indústrias criativas
- o Setor do Turismo e afins
- o Setor da indústria e comércio e serviços
A participação e envolvimento dos setores e das empresas permitirá ao setor de formação profissional, disponibilizar de um instrumento de ajustamento de ofertas formativas, posicionando para atender as necessidades especificas do mercado, contribuindo assim para o desenvolvimento dos setores.
De realçar que, o Plano Estratégico de Formação Profissional ora discutido visa definir as necessidades de desenvolvimento de competências para os próximos cinco anos, em alinhamento com as grandes prioridades nacionais no horizonte 2030, ancorado na estratégia do Governo de promover o desenvolvimento do capital humano.
𝙉𝙤𝙩𝙞𝙘𝙞𝙖𝙨 𝙧𝙚𝙡𝙖𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖𝙙𝙖𝙨: