No âmbito do projeto Energia Renovável e Melhoria de Eficiência Energética nos Serviços Públicos, teve lugar esta quinta-feira, 23 de fevereiro, a cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento no domínio da energia, entre a Unidade de Gestão de Projetos Especiais e o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial.
O documento foi rubricado pelo Coordenador da UGPE, Nuno Gomes, e pelo Presidente do CERMI, Gilson Correia. A cerimónia contou ainda com a presença da Administradora Executiva, Denise Andrade e do colaborador Alexander Martins e do Gestor do Projeto Energias Renováveis e Melhoria de Eficiência Energética nos Serviços Públicos da UGPE, Daniel Santos.
Este acordo ora assinado representa um grande ganho para o CERMI diz o Presidente Gilson Correia, uma vez lhe é confiada a gestão do projeto de incubação de 30 jovens que posteriormente irão prestar serviço na área de operação e manutenção dos parques solares instalados nas estruturas de saúde a nível nacional.
Segundo Gilson Correia, elencado a um conjunto de atividades este projeto consiste em recrutar jovens de todas a ilhas com formação na área de eletricidade, energias renováveis e áreas afins, com intuito de após a capacitação técnica de 5 anos e com a capacitação financeira, criarem empresas nas suas respetivas ilhas para prestarem serviço às estruturas de saúde.
Com a assinatura deste memorando arranca assim oficialmente este projeto, pois garante Correia que todas as condições já estão criadas.
De referir que mediante a assinatura deste Memorando de Entendimento entre a UGPE e o CERMI será estabelecida nos termos de financiamento das atividades de Operação e Manutenção (O&M) a serem executadas pelo CERMI no quadro da subcomponente 1b do Projecto (Serviços de eletricidade resiliente e eficiente nos serviços públicos), em conformidade com o estabelecido no Acordo de Financiamento e no Documento do Projecto (PAD).