UGPE e a Escola do Mar firmam Memorando de Entendimento no âmbito da implementação do curso de Manutenção e Reparação de Motores fora de Bordo

A Unidade de Gestão de Projetos Especiais, representada neste ato pelo seu Coordenador, Nuno Gomes e pela gestora do Projecto Capital, Clarisse Silva, e a Escola do Mar, representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Ivan Bettencourt assinaram hoje, 23 de fevereiro, um Memorando de Entendimento para a implementação do curso de Manutenção e Reparação de Motores fora de Bordo, enquadrado na subcomponente 2.2 – Aumento da oferta de cursos de formação profissional de qualidade nas áreas de Turismo e Economia azul, do Projecto Capital Humano.

 

 

Este memorando visa acordar as responsabilidades das partes signatárias para efeito de implementação do curso de Manutenção e Reparação de Motores fora de Bordo, nas ilhas de São Vicente, São Nicolau e Santiago, mediante execução por parte da EMAR de todos os procedimentos de aquisições de bens e serviços a que o Projeto está abrigado. E contempla a realização de 3 edições do curso, uma em cada ilha, com duração de 210 horas, abrangendo assim, cerca de 60 formandos.

 

 

Alinhado com as necessidades especificas nas áreas de turismo e economia azul, dois dos principais aceleradores identificadas pelo Governo de Cabo Verde no âmbito do desenvolvimento do projeto, pretende-se com a realização do referido curso, aumentar o acesso dos jovens a oportunidades de formação, nessas 3 ilhas com potencialidades nessas áreas.

 

 

A EMAR fica responsável pela efetivação das edições do curso e assegurar todas as tarefas relacionadas. Por outro lado, caberá a UGPE, assegurar o financiamento necessário para a concretização dos cursos bem das atividades de salvaguarda ambiental e social e ainda garantir todas as responsabilidades de natureza administrativa, financeira e técnica, enquanto agência de execução principal do Projeto Capital Humano.