Missão Fiduciária do Projeto de Gestão Orçamental das Empresas Estatais

No âmbito de uma missão fiduciária do Banco Mundial  a Cabo Verde de 06 a 10 de março, realizou-se nos dias 06 e 07 de março, uma formação sobre  a revisão dos procedimentos Financeiros e de Procurement destinada a colaboradores da Unidade de Gestão de Projetos Especiais, com vista a reforçar competências técnicas da UGPE.

 

Trata esta de uma missão Fiduciária do Projeto de Gestão Orçamental das Empresas Estatais que acontece no contexto da revisão dos procedimentos de desembolso, de gestão de projetos e a formas de justificação das despesas, bem como criar uma interação com a UGPE.

 

Conforme Carlos Mondlane especialista do Banco Mundial, a formação foi um sucesso, diz Mondlane entender que era necessário este refresh, tendo em conta que de 2018 a 2023 houve mudanças a nível desembolsos financeiros e a nível de formas de justificações, por outro lado, houve também a introdução de novas tecnologias e de plataformas.

 

“Estamos a trabalhar em parceria neste projeto de desenvolvimento, e a nossa vinda para esta interação, permitiu-nos inteirar de como tem sido gerido o Projeto de Gestão Orçamental das Empresas Estatais a nível financeiro e se por ventura existe alguma dificuldade em relação à implementação e desembolsos numa perspetiva de encontrarmos juntos uma solução”.

 

Quanto à performance dos colaboradores demonstrou-se o especialista ser esta uma equipa dinâmica e comprometida com o que faz, “tenho isto como uma boa experiencia”.

 

À margem desta missão constam ainda da agenda a realização de encontros e reuniões voltados para área financeira.