Governo reúne com o Banco Mundial com vista a acelerar o processo de transição energética

O Governo representado pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Eng. Alexandre Monteiro, e pelo Secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, reuniu esta segunda-feira, 27 de fevereiro, com o Banco Mundial para um encontro de articulação sobre o processo de transição energética e a privatização da Electra.

 

Segundo o Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Cabo Verde tem o desafio de acelerar a transição energética e que exige a mobilização de recursos técnicos e financeiros necessários para execução do plano energético.

 

De realçar que o Programa de Apoio à Transição Energética está alinhado com a politica energética do país e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, “assegurar um acesso fiável, sustentável, moderno e acessível a todos.”

 

Este encontro acontece no âmbito da missão apoio à implementação do Projecto de Energia Renovável e Melhoria da Eficiência dos Serviços Públicos, que decorre de 27 de fevereiro a 04 de março, com objetivo de avaliar os progressos realizados na implementação das atividades de investimento e assistência técnica da REIUP, bem como identificar as áreas de apoio à implementação da estratégia de Cabo Verde para a transição para uma produção de eletricidade sustentável e com baixo teor de carbono, reduzindo ao mesmo tempo a dependência de combustíveis fósseis importados. Estratégia esta sustentada pelo Plano Director para o Sector da Energia (2018-2040) que estabelece 54% do objetivo de penetração do VRE até 2030.

 

Após concluir a missão de apoio a equipa liderada pelo especialista em energia, Djamali Ibrahime, irá apresentar um memorando de síntese dos acordos alcançados que será partilhado com as autoridades competentes.

 

Em representação da Unidade de Gestão de Projetos Especiais, estará acompanhando a missão o Coordenador, Nuno Gomes, o Gestor do Projeto Energia Renovável e Melhoria da Eficiência dos Serviços Públicos, Daniel Santos e a Eng. Eletromecânica, Izauda Monteiro do Canto.