Cerimónia de abertura da formação do “I Censo do Desporto”

A cerimónia de abertura da formação do “I Censo do Desporto”, teve lugar na tarde desta segunda-feira, 14 de fevereiro, no Estádio Nacional, e foi presidida pelo Administrador do Sector do Desporto do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Manuel Sena de Barros, na presença do Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Osvaldo Cruz e do Gestor do Projeto de Harmonização e Melhoria das Estatísticas na África Ocidental, José Moniz.

Na ocasião, a Unidade de Gestão de Projetos Especiais – UGPE esteve representada pelo Gestor do Projeto de Harmonização e Melhoria das Estatísticas na África Ocidental, José Moniz, um projeto que segundo o mesmo está focalizado em várias áreas e desta vez o Desporto foi contemplado.

Na sua intervenção, o gestor esclareceu que para além da África este processo de harmonização e melhoria deve expandido a nível nacional, e neste caso especifico, explicou que através deste censo será possível conhecer a situação desportiva do país, e consequentemente melhorar a gestão e administração do Sistema Desportivo Cabo-verdiano, baseado em indicadores reais.

O I Censo do Desporto é uma iniciativa do Instituto do Desporto e da Juventude, em parceria com o Instituto Nacional de Estatísticas, financiada pelo Banco Mundial, através da Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) e será realizada em todo o território nacional de fevereiro a março de 2022.

Este projeto tem como objetivo conhecer e inventariar um conjunto de dados e indicadores estatísticos sobre o desporto nacional, de modo a dotar os gestores do sistema desportivo nacional de informações credíveis e atualizadas para auxiliar a tomada de decisões e definição de políticas assertivas para o sector.

De destacar que esta ação de formação irá decorrer de 14 a 19 do corrente mês, e visa capacitar agentes de terreno, entre inquiridores e supervisores, na cidade Praia, que irão recolher dados para o I Censo do Desporto em Cabo Verde.

Recorda-se que o I Censo do Desporto consiste no levantamento e registo de um conjunto de dados e indicadores estatísticos sobre o desporto nacional, de modo a dotar os gestores do sistema desportivo nacional de informações credíveis e atualizadas para auxiliar a tomada de decisões e definição de políticas assertivas para o sector.