Banco Mundial visita instituições beneficiárias do Projeto Energia Renovável e Melhoria da Eficiência dos Serviços Públicos

A equipa do Banco Mundial, em seu quarto dia da missão, realizou visitas técnicas a duas instituições beneficiárias do Projeto Energia Renovável e Melhoria da Eficiência dos Serviços Públicos, que trabalham diretamente na implementação de atividades associadas ao projeto. Essas visitas que foram efetuadas nesta quinta-feira, 02 de março, abrangeu a Agência Reguladora Multissetorial da Economia – ARME e o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial – CERMI.

 

A visita começou com um encontro de trabalho com a ARME, onde debateu-se sobre o ponto de situação das atividades em curso no âmbito do projeto, mais concretamente duas assistências técnica, uma consultoria que permitirá desenvolvimento de um road map para implementação do regulamento de qualidade de serviços e outra para a implementação da metodologia tarifária, e ainda apoiar no quadro da privatização da Electra a na adaptação da regulamentação necessária.

 

A comitiva foi recebida no CERMI pela direção, para uma visita que teve como objetivo principal conhecer as instalações e o funcionamento do Centro, por outro lado, inteirar-se do processo de implementação do Memorando de Entendimento assinado com a UGPE no âmbito programa de incubação do Serviços de eletricidade resiliente e eficiente nos serviços de saúde pública, bem como conhecer o Portfólio de projetos do CERMI no sentido de analisar a possibilidades de financiamento de  algumas atividades adicionais.

 

Na ocasião, a comitiva aproveitou ainda para visitar o Centro Nacional de Despacho – SCADA, por se tratar esta de uma infraestrutura ligada ao sector energético. De relembrar que a SCADA está enquadrada no Projeto de Desenvolvimento dos Sistemas de Transporte e Distribuição de Eletricidade em seis ilhas intitulado “projeto 6 Ilhas”, e foi financiado pela JICA.

 

A equipa do BM se fez acompanhar por representantes da Unidade de Gestão de Projetos Especiais, nomeadamente, o Gestor do Projeto Energia Renovável e Melhoria da Eficiência dos Serviços Públicos, Daniel Santos e a Eng. Eletromecânica, Izauda Monteiro do Canto.