Atelier de socialização dos Resultados do Estudo Nacional da Avaliação da Leitura (EGRA)

Na manhã desta quinta-feira (27), foi realizada na Cidade da Praia, um ateliê para a divulgação dos Resultados do Estudo da Avaliação da Leitura, EGRA, feita a partir de uma amostra de alunos de 2.º ano de escolaridade, com objetivo de avaliar o grau de proficiência de leitura desses alunos.

A EGRA é um instrumento de avaliação internacional que compreende um conjunto de testes que medem a capacidade de leitura em termos de compreensão global e fluência de uma língua.

 

A partir desta avaliação internacional o Ministério da Educação através da Direção Nacional da Educação, pretende utilizar os resultados para apoiá-lo: na tomada de decisões políticas; a alcançar o ODS 4.1: até 2030, assegurar que todas as raparigas e rapazes completem um ensino primário e secundário equitativo e de qualidade ; a manter informados todos os interessados, nas questões da educação, sobre as capacidades de leitura precoce das crianças em todo em país; ainda demonstrar aos professores algumas das habilidades fundamentais de leitura que podem necessitar de mais atenção no 2º ano escolaridade, bem como  construir uma base sólida, de modo a conseguir realizar exercícios semelhantes no futuro.

 

De realçar, que este estudo foi financiado pelo Banco Mundial através do Projeto Reforço de Educação e Desenvolvimento de Competências, sob a gestão fiduciária da Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE). Trata de instrumento de reforço das competências fundamentais na educação e de apoio no estabelecimento e operacionalização de um sistema de avaliação de alunos no seio do ME para acompanhar e monitorar a reforma educativa em curso.

Na oportunidade, a Unidade de Gestão de Projetos Especiais foi representada pela gestora do Projeto Reforço de Educação e Desenvolvimento de Competências, Clarisse Silva.

 

O projeto decorreu em 3 fases, sendo a primeira fase, realizada em janeiro de 2022, com a realização do Workshop de Construção/elaboração dos Instrumentos da avaliação EGRA e o questionário contextual para os alunos do 2. º ano, na segunda fase, realizada em março, efetuou-se a recolha de dados para o estudo piloto, e por fim, na terceira fase foi aplicada a avaliação a nível nacional, em todos os Concelhos do País, nas escolas selecionadas pela amostragem.