A Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE), o Ministério da Coesão Territorial (MCT) e o Instituto Nacional de Estatística (INE) assinaram um protocolo tripartidário para estabelecer as condições de financiamento da iniciativa “Agenda Estatística para a Coesão Territorial”, enquadrado no Projeto de Harmonização e Melhorias das Estatísticas na África Ocidental (HISWA).
O protocolo foi rubricado pelo Coordenador da UGPE, Nuno Gomes, pelo Diretor-geral da Política da Coesão Territorial, Gerson Sousa e pelo Presidente do INE, João Cardoso.
O objetivo principal deste protocolo, é disponibilizar às entidades governamentais e organizações da sociedade civil, dados estatísticos atualizados que permitirão monitorar e avaliar a eficácia e os impactos dos projetos, programas e ações desenvolvidas no âmbito da implementação da Política Nacional de Coesão Territorial.
À margem deste protocolo, Nuno Gomes, destacou que a UGPE está a implementar outras iniciativas enquadradas no projeto HISWA, como, por exemplo, o Mapeamento da Diáspora e o Sistema Integrado de Gestão dos Municípios, integrados ao protocolo ora assinado.
O Coordenador da UGPE, acrescentou que “como unidade responsável pela gestão dos projetos financiados pelo Banco Mundial, estamos totalmente disponíveis para apoiar a implementação de estatísticas e outras atividades dentro do nosso âmbito de atuação. O nosso objetivo é financiar e acompanhar iniciativas que beneficiem o país, alinhadas com o programa do Governo para esta legislatura”.