O ato de consignação das obras de construção do Centro de Saúde de Achada Monte, em Calheta de São Miguel, na Ilha de Santiago, ocorreu nesta quarta-feira, 24 de julho.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes, incluindo o Coordenador da Unidade de Gestão de Projetos Especiais, Nuno Gomes, o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, o Diretor da Região Sanitária de Santiago Norte, João Batista, a Delegada de Saúde de São Miguel, vereadores, além de representantes da empresa empreiteira e da fiscalização.
Trata-se de um centro de saúde cujo projeto foi apresentado em 3D pela empresa adjudicatária, Constrol. O novo edifício terá dois andares, projetado para fornecer condições adequadas e dignas de atendimento à saúde.
O Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, na sua intervenção destacou que esta obra é um passo importante para o desenvolvimento da vila de Achada Monte. Herménio Fernandes mencionou que o projeto foi idealizado pelo Governo, que mobilizou os recursos necessários para a construção do centro visando melhorar o acesso à saúde para a população local. Feito a consignação dentro de 10 meses “vamos celebrar com orgulho esta conquista, particularmente a população da vila de Achada Monte, que merece esta obra” afirmou Fernandes.
Por sua vez, o Diretor da Região Sanitária de Santiago Norte, João Batista, em representação do Ministério da Saúde, expressou a sua satisfação com a construção de mais um centro de saúde na região. Batista salientou que esta infraestrutura moderna irá proporcionar um serviço de qualidade e oferecerá conforto aos utentes, que se sentirão acolhidos, ou seja um conceito voltado para atender a população local.
De realçar que a construção do Centro de Saúde de Achada Monte é financiado pelo Banco Mundial, no âmbito do Projeto “Cabo Verde COVID-19 Emergency Response”, implementado pela UGPE no prazo de execução das obras é de 10 meses.