Arrancou a Missão de Apoio à implementação do Projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul

Hoje  marca o início da missão de Apoio à Implementação do Projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul, que se estenderá até o dia 20 de setembro nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e São Nicolau.  Esta missão tem como objetivo principal apoiar o país na execução deste projeto e na preparação do segundo pacote de Financiamento Adicional (FA).

 

A abertura oficial desta missão ocorreu na manhã desta segunda-feira (11), e contou com a presença do Diretor Nacional do Planeamento, Gilson Pina, do Coordenador da Unidade de Gestão de Projetos Especiais, Nuno Gomes, do Gestor do Projeto, Aguinaldo Marçal, e das equipas da Direção Nacional do Planeamento e do Banco Mundial.

 

Os objetivos desta missão são multifacetados. Primeiramente, visa apoiar Cabo Verde na implementação do projeto, o que inclui a análise da implementação do plano de trabalho de 2023 já aprovado, bem como a preparação do plano de trabalho para 2024. Além disso, a missão também se propõe a discutir com os principais beneficiários e a Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) o ponto de situação das aquisições e a execução das principais atividades do projeto.

 

Um dos destaques desta missão se concentrará na preparação do segundo pacote de Financiamento Adicional (AF) do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Resiliente e da Economia Azul. Este processo crucial incluirá a avaliação do progresso na priorização dos investimentos e discussões fundamentais sobre os instrumentos de salvaguarda.

 

A equipa liderada pela Especialista Sênior do Setor Privado TTL, Cristina Navarrete, tem agendadas reuniões com diversas partes interessadas do governo e das autarquias. Essas reuniões estratégicas serão conduzidas por representantes dos Ministérios das Finanças e do Fomento Empresarial, Ministério dos Transportes e Turismo, Ministério das Infraestruturas, Planeamento Territorial e Habitação, Ministério do Mar e Ministério da Agricultura e do Ambiente.

 

Esta missão demonstra o compromisso de Cabo Verde com o desenvolvimento sustentável do turismo e da economia azul em suas ilhas, com um foco na implementação eficaz do projeto e na busca de financiamento adicional para continuar promovendo o crescimento económico e a resiliência nesses setores cruciais.