No âmbito do protocolo estabelecido entre a Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) e o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), realizou-se nos dias 26 e 27 de fevereiro duas ações de sensibilização sobre VBG, ES, EAS, e AS, nos bairros de Pensamento e de São Pedro, parte integrante das atividades do Projeto Capital Humano.
O foco principal dessa iniciativa foi abordar questões sensíveis como a Violência Baseada no Género (VBG), a exploração sexual (ES), a exploração e abuso sexual (EAS), o assédio sexual (AS) e a violência contra crianças junto às famílias beneficiárias do programa de reabilitação das suas casas.
O objetivo primordial desta ação foi consciencialização os beneficiários sobre essas formas específicas de violência, fornecendo informação sobre como podem acontecer, ao mesmo tempo que se educa e se contribui para uma cultura de prevenção. Buscamos incentivar a construção de uma comunidade informada, empática e comprometida com essas problemáticas sociais, prevenindo a sua ocorrência. Igualmente as famílias foram sensibilizadas sobre o Mecanismo de Gestão de Reclamações, existente no Projeto Capital Humano e as formas e os canais existentes para se fazer uma reclamação.
É relevante destacar que esta atividade é parte integrante das Salvaguardas Ambientais e Sociais dos projetos geridos pela UGPE e financiados pelo Banco Mundial, estando as equipas da UGPE representada pela Especialista Ambiental e Social, Larissa Varela e pela Especialista Social, Ermelinda Lima e do ICIEG pelas Psicólogas Katia Furtado e Jandira Tavares.