Na quarta-feira (15), a Unidade de Gestão de Projetos Especiais realizou um encontro de articulação com a Diretora Nacional de Ambiente, Dra. Ethel Rodrigues, com intuito de analisar questões relacionadas com a salvaguarda ambiental e social dos projetos financiados pelas instituições financeiras internacionais, bem como os procedimentos internacionais neste âmbito.
O Coordenador, Nuno Gomes, esteve acompanhado da Especialista Ambiental e Social, Neiva Centeio e dos gestores de Projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul, Aguinaldo Marçal e do Projeto Energias Renováveis e Melhoria da Eficiência Energética nos Serviços Públicos, Daniel Santos.
Considerando que as implementações eficientes, eficazes e inclusivas dos projetos financiados pelo Banco Mundial requerem a integração dos aspetos ambientais e sociais em todo o ciclo de vida do projeto, o engajamento da autoridade ambiental nacional para garantir o cumprimento de um conjunto de requisitos de salvaguarda ambiental e social.
Neste sentido pretende-se desenvolver um acordo de parceria com o objetivo de alinhar os procedimentos nacionais com os do Banco Mundial e identificar necessidades de reforço da capacidade nacional em matéria de salvaguarda ambiental e social dos projetos com potencial de impacte negativo para o ambiente, incidindo sobre os projetos negociados pelo governo de cabo verde com o Banco Mundial, de entre as quais se destaca os dois projetos acima referidos.