Hoje, 23 de setembro, iniciou-se a Segunda Missão de Apoio à Implementação do Projeto de Melhoria da Conectividade e Infraestrutura Urbana em Cabo Verde (PMCIU), um projeto financiado no montante de 40 milhões USD pelo Banco Mundial. Este projeto visa aprimorar a infraestrutura urbana e a conectividade, com um foco especial na resiliência às alterações climáticas.
A Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE), responsável pela gestão da Componente 3 do PMCIU , acompanhada pela especialista técnica Malene Almeida, inclui atividades de assistência técnica e reforço da capacidade, com ênfase na adaptação às mudanças climáticas e na melhoria da infraestrutura urbana.
Durante a missão, que acontece até o dia 27 de setembro, a equipa do Banco Mundial, em conjunto com representantes do governo de Cabo Verde, incluindo a Direção Nacional do Planeamento (DNP) e o Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), responsável pela gestão do PMCIU, avaliará o progresso das atividades e discutirá questões prioritárias como:
- Revisão das Obrigações Contratuais: Avaliar o cumprimento das cláusulas do acordo de crédito, seis meses após a sua vigência.
- Progresso e Resolução de Desafios: Discutir os avanços na execução do projeto e encontrar soluções para eventuais obstáculos, especialmente relacionados às áreas ambientais e sociais.
- Assistência Técnica: Supervisionar o progresso dos trabalhos de assistência técnica no Componente 3, assegurando que as áreas de transporte e gestão urbana avancem conforme os padrões estabelecidos.
- Planeamento para 2025: Estabelecer o plano de trabalho para o próximo ano, com foco nas previsões de desembolso e nos próximos passos para a implementação.
A missão, liderada por Philippe Neves, Especialista Sénior em Transporte, e Cláudia Soto, Especialista Sénior em Gestão de Riscos de Desastres, conta com uma equipa multidisciplinar que irá prestar suporte técnico e supervisionar o andamento das ações em curso.