A sessão de abertura, liderada pelo Diretor Nacional do Planeamento, Gilson Pina, e pelo Coordenador da Unidade de Gestão de Projetos Especiais, Nuno Gomes, teve lugar nesta segunda-feira, 2 de outubro.
Durante o encontro, foram abordadas as principais atividades do projeto em formato de balanço, que serão analisadas ao longo desta missão. O objetivo é desenvolver ações afirmativas para acelerar a implementação do projeto.
A reunião contou com a participação do Presidente do Instituto Nacional de Estatística, do Gestor do Projeto de Harmonização e Melhoria das Estatísticas na África Ocidental, e do economista estatístico do Banco Mundial, Djibril Ndoye e Andrea Martins Técnica do Serviço de Mobilização de Recursos da DNP.
Esta missão, que se estenderá de 02 a 06 de outubro de 2023, tem dois objetivos principais: realizar a revisão intercalar do projeto e prestar apoio adicional à implementação, com vista a resolver as questões de aprovisionamento remanescentes e os atrasos nas principais atividades.
Durante esses cinco dias, além das revisões e do apoio à implementação, estão programados diversos encontros de articulação com beneficiários. Essas interações não apenas visam fortalecer as capacidades estatísticas na região, mas também garantir que o projeto atenda de maneira eficaz às necessidades específicas dos beneficiários locais.
Ao final da missão, um memorando abrangente, resultado desses encontros e da revisão, será compartilhado com o Governo e as partes interessadas. Este é um passo prático e colaborativo em direção ao desenvolvimento económico de Cabo Verde, com um foco nas necessidades dos beneficiários.