O Conselho de Administração do Banco Mundial (BM), aprovou, esta quinta-feira, 04 de fevereiro, um financiamento adicional no valor de 10 milhões de dólares, para Cabo Verde no âmbito do Projeto “Acesso ao Financiamento para as Micro, Pequenas e Médias Empresas”.
O objetivo deste reforço ao “Projecto Acesso ao Financiamento para as Micro Pequenas e Médias Empresas” é melhorar o acesso das PMEs ao financiamento, no contexto da recessão económica relacionado com a pandemia do COVID-19.
Este financiamento será distribuído da seguinte forma:
(i) No aumento do Fundo de Garantia de Crédito Parcial (Pró-Garante) no adicional de 6,3 milhões de dólares, para melhorar o financiamento das PME´s no processo de ultrapassar o choque da procura. Isto, ao mesmo tempo que se continua a apoiar o arranque e a expansão das operações comerciais.
Recorde-se que o projeto capitalizou inicialmente o Fundo da Pró-Garante no valor de 10 milhões de dólares;
(ii) Na implementação do Fundo de Participação das PMEs, da Pró-Capital, no valor de 2,4 milhões de dólares.
Trata-se de um Fundo Público de Capital de Risco, destinado a cofinanciar empresas Cabo-verdianas locais sustentáveis e em sectores estratégicos (diretamente ou através de investimento num fundo de participação dedicado às PMEs, com investidores do sector privado). Com este financiamento adicional, a Pró-Capital tornou-se, também, beneficiaria deste projeto;
(iii) Assistência Técnica no valor de 700 mil dólares para a Pró-Garante, para o desenvolvimento de um novo Quadro de Gestão de Risco para enfrentar o choque COVID-19; e 600 mil dólares à Pró-Capital para apoio no desenvolvimento dos Mecanismos da Governação Empresarial, de acordo com as melhores práticas internacionais;
Este financiamento adicional faz parte do programa estratégico pós-pandemia COVID-19 do Governo de Cabo Verde – “Ambição 2030”, que está ancorado no crescimento liderado pelo sector privado, e cujo o pilar fundamental é o apoio ao investimento privado e ao empreendedorismo.
Está também alinhado com o Quadro de Parceria do Grupo Banco Mundial (2020-2025) com Cabo Verde, que inclui um forte empenho no desenvolvimento do Capital Humano e no reforço do ambiente para uma economia mais diversificada.
O projeto é implementado através da Célula de Execução do Projeto, criada, sob forma de equipa de trabalho, na Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) sob tutela do Ministério das Finanças (MF), em estreita colaboração com as diversas entidades beneficiárias (Ministério Finanças; BCV; PRÓ-EMPRESA; PRÓ-GARANTE e PRÓ-CAPITAL).