O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou, esta semana, uma Ajuda Orçamental de 20 milhões de euros a Cabo Verde.
Esta contribuição visa o investimento no Programa de Modernização de E-Governança e Administração Pública, que tem como objetivos melhorar a eficiência digital para a qualidade na prestação de serviços públicos, modernizar a Administração, aposta na transparência e aumentar o investimento do setor privado.
No que se refere à Governança Eletrónica, com a pandemia, os bloqueios sofridos pelo país em 2020, bem como as medidas de distanciamento social, aceleraram a necessidade de uma maior digitalização administrativa e, em particular, da expansão da oferta de serviços administrativos.
Por outro lado, o apoio à Agenda Digital do país é uma oportunidade para aumentar a transparência, conforme destacado no pilar III da SEGA – Strategy for Economic Governance in Africa.
As medidas restritivas impostas pela COVID-19 lançaram luz sobre as condições de trabalho dos funcionários públicos e a necessidade de melhor estruturar o serviço público para infundir mais equidade (com foco na igualdade de gênero) e motivação.