O Banco Mundial iniciou nesta segunda-feira, 01 de abril, uma missão de apoio à implementação do Projeto de Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul em Cabo Verde.
Além de encontros com os principais beneficiários e a UGPE para discutir o estado da aquisição e implementação de atividades-chave, a equipa realizou um briefing com o Diretor Nacional de Planeamento, Gilson Pina. Durante a reunião, foram abordadas questões cruciais, como a importância de concentrar esforços no setor turístico privado para impulsionar a economia e aumentar a competitividade do país.
Outro ponto relevante discutido foi o desenvolvimento das infraestruturas planeadas para o projeto em diferentes ilhas, incluindo a Ilha do Sal, Santiago, Santo Antão e São Vicente.
Participaram do briefing, além do DNP, o gestor do projeto, Aguinaldo Marçal, e a Diretora de Serviços de Mobilização de Recursos, Carla Semedo, entre outros especialistas do Banco Mundial que acompanharam a reunião online.
A missão está programada para ocorrer de 1 a 9 de abril, visando apoiar o país na implementação do projeto, supervisionar o progresso do plano de trabalho aprovado para 2024 e avaliar as atividades incluídas no Segundo Financiamento Adicional.
Durante a missão, também serão realizadas reuniões com os principais parceiros governamentais, incluindo o Ministério das Finanças e do Desenvolvimento Empresarial, o Ministério dos Transportes e do Turismo, o Ministério das Infraestruturas, do Planeamento Territorial e da Habitação, o Ministério do Mar e o Ministério da Agricultura e do Ambiente, além de membros da equipa local nas ilhas de Santiago e São Vicente.