Nesta manhã, 17 de fevereiro, uma equipa de consultores do Banco Mundial reuniu-se com o Ministro da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde, Alexandre Monteiro, no âmbito da Missão de Apoio à Implementação do Projeto de Energia Renovável e Melhoria da Eficiência Energética nos Serviços Públicos. A missão, que decorre até 21 de fevereiro, tem como objetivo discutir o progresso do projeto e a estruturação do financiamento adicional.
Na ocasião, o Ministro Alexandre Monteiro reforçou que o processo de reforma do setor elétrico está avançado e que o Governo está a trabalhar para aumentar a participação e o envolvimento do setor privado. O governante enfatizou ainda que os estudos realizados são fundamentais para a definição de tarifas, um ponto essencial neste processo.
Por seu turno, a representante residente do Banco Mundial, Indira Campos, destacou que as ações em curso estão alinhadas com os objetivos do projeto, mas sublinhou a necessidade de reforçar o alinhamento das expectativas e definir os principais aspetos para a obtenção do financiamento adicional. A missão conta também com o apoio da UGPE, que tem desempenhado um papel essencial na articulação institucional e na melhoria da performance do projeto sublinhou.
Em representação da Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE), estiveram presentes o Coordenador, Nuno Gomes, e a Engenheira Eletromecânica do projeto, Izauda Canto.
De realçar que a referida missão tem por objetivo apoiar a implementação do Projeto de Energia Renovável e Melhoria da Eficiência Energética nos Serviços Públicos, preparar o Financiamento Adicional do REIUP e, paralelamente, desenvolver um pipeline de projetos de energia renovável, no âmbito do programa de assistência técnica financiado pelo ESMAP, para impulsionar a transição energética em Cabo Verde.
A missão prossegue com visitas técnicas e reuniões com os principais intervenientes do setor, com o objetivo de consolidar as estratégias para a transição energética de Cabo Verde.