Missão de supervisão do Projeto de Capital Humano

Iniciou-se nesta segunda-feira, 18, a missão de supervisão do Banco Mundial de apoio à implementação do Projeto Capital Humano, visando monitorizar o seu progresso e discutir ações para acelerar a sua execução bem como redesenho de algumas atividades.

 

As principais áreas em foco incluem: reforma curricular, formação de professores, avaliações de aprendizagem na educação; programa subvenções para desenvolvimento de competências, estudos de monitorização dos diplomados da formação profissional e apoio à Escola do Mar (EMAR); programa de inclusão produtiva e serviços de cuidados infantis e atividades de habitação.

 

Durante o primeiro dia da missão, a equipa do Banco Mundial reuniu-se com autoridades governamentais responsáveis pela educação, formação profissional, proteção social e habitação, incluindo o Ministério das Finanças e Fomento Empresarial, o Ministério da Educação, o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, e o Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, para discutir o andamento das ações do projeto.

 

Estão programadas visitas de terreno na ilha de Santiago para constatar in loco o progresso a nível da reabilitação de casas no concelho da Praia, especialmente nos bairros de São Pedro e Pensamento.

 

A missão decorre de 18 a 22 de março de 2024, e far-se-á acompanhar pelo Coordenador da UGPE, Nuno Gomes e pela gestora do projeto, Clarisse Silva. A equipa é liderada pela Especialista Sénior em Educação, Emily Gardner e a co-líder Especialista em Proteção Social, Laura Bermeo, e conta com a participação de especialistas de outras áreas, como Gestão Financeira, Aprovisionamento e Desenvolvimento Social, além da Consultora em Proteção Social.

 

No final da missão será partilhado o uma Aide Memoire que resume as principais discussões e acordos alcançados durante a missão.