Missão de preparação e negociação do “Projecto de Desenvolvimento do Turismo Resiliente e Economia Azul”.

Na sequência da missão introdutória realizado em novembro de 2021, encontra-se em Cabo Verde uma equipa do Banco Mundial para preparar a negociação do “Projecto de Desenvolvimento do Turismo Resiliente e Economia Azul”.
Projeto com o qual prentende-se aumentar o âmbito geográfico e a profundidade da contribuição do turismo para a economia de forma sustentável, envolvendo e beneficiando assim um vasto leque de beneficiários em toda a sociedade civil, sectores privado e público em Cabo Verde.
O objectivo de desenvolvimento do projecto é apoiar uma oferta turística mais diversificada e uma maior participação das PMEs em cadeias de valor relacionadas com o turismo em destinos-alvo e poiar sobretudo o objectivo do governo de promover o turismo sustentável e a conservação dos recursos naturais com benefícios para as comunidades locais através de uma série de intervenções integradas e trans-sectoriais.
O projecto propõe o desenvolvimento de um novo modelo de desenvolvimento integrado que aborde as limitações para desbloquear o turismo e o potencial da economia azul em destinos seleccionados.
O foco deste projeto centra-se em desenvolver as infra-estruturas turísticas integradas e resistentes e de economia azul, com o valor de 22,32 milhões de dólares, e melhorar a gestão inclusiva e sustentável do turismo na economia azul no valor de 12,20 milhões de dólares.