Missão de preparação do Projecto de Melhoria da Conectividade e das Infraestruturas Urbanas em Cabo Verde

Uma equipa do Banco Mundial, liderada pelo Especialista Sénior de Transportes, Philippe Neves, iniciou no passado dia 13 de fevereiro, a missão de preparação do Projecto de Melhoria da Conectividade e das Infraestruturas Urbanas em Cabo Verde.

 

Em fase de preparação, esta missão teve como principal finalidade discutir a preparação do projeto acima mencionado, nos seguintes aspetos: reforçar os trabalhos de conceção e priorização as atividades no quadro de intervenções propostas; avançar com a elaboração do Documento de Avaliação do Projecto (PAD); discutir as disposições pendentes para fazer avançar a preparação do projeto (PPA) de uma forma eficaz e acordar os próximos passos para assegurar a implementação sem constrangimentos; assegurar a preparação do projeto em conformidade com o Quadro Ambiental e Social do Banco (ESF, sigla em inglês), e que a conceção dos instrumentos de Gestão Financeira e Aquisições é adaptado às necessidades do projeto e ao mesmo tempo adaptado aos requisitos do Banco Mundial.

 

Tendo em vista a discussão acerca dos objetivos da missão e dos arranjos para a implementação do referido projeto foram realizadas de 13 a 17 de fevereiro vários encontros com equipas técnicas de instituições beneficiarias e intervenientes no processo de efetivação deste projeto.

 

Para além das reuniões realizadas, a delegação esteve esta quinta-feira, 16, de visita a Santa Catarina, para um encontro com a Presidente Jassira Monteiro e sua equipa, e para uma visita a estrada de Pingo Chuva – Saltos e localidade de Rincão, por forma a avaliar os desafios dos subprojectos que vão arrancar numa primeira fase.

 

A Unidade de Gestão de Projetos Especiais esteve representado nessas atividades pelo Coordenador, Nuno Gomes, especialistas ambientais, Neiva Centeio e Larissa Varela, Diretor Financeiro, José Andrade e Procurement Irenalina Vicente. Com destaque no preparo do Documento de Avaliação do Projecto (PAD, sigla em inglês), e outros documentos que asseguram o cumprimento do Quadro Ambiental e Social, Gestão Financeira e Procurement.

 

De realçar que esta equipa do Banco Mundial durante este decurso irá colaborar estreitamente com o Ministério das Infraestruturas, Planeamento e Habitação (MIOTH), Unidade de Gestão de Projecto Especiais (UGPE), Estradas de Cabo Verde, e Infraestruturas de Cabo Verde.