A missão de Apoio à Implementação do Projeto Capital Humano e de Identificação do Programa para Resultados (PforR) “Construindo Oportunidades e Realizando Resultados no Emprego” (CORRE), realizada de 15 a 19 de setembro de 2025, encerra-se hoje (19) com um balanço positivo, após cinco dias de trabalhos técnicos intensivos e encontros com os principais parceiros governamentais.
A equipa técnica concluiu a missão com um debriefing com a DNP, apresentando as principais conclusões e recomendações alcançadas ao longo da semana. A missão de supervisão decorreu em estreita colaboração com os Ministérios da Educação, Ministério da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, e Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação.
Durante a missão, a equipa concentrou-se em três frentes principais: avaliar o progresso do Projeto de Capital Humano e definir medidas para acelerar a sua execução; rever aspetos fiduciários; e discutir o desenho do novo Programa CORRE, incluindo objetivos estratégicos, principais intervenções, modalidades de execução, arranjos institucionais e gestão de riscos fiduciários, ambientais e sociais.
A missão foi co-liderada por Claudia Lopez (Líder da Equipa do Projeto e Especialista em Educação) e Laura Bermeo (co-Líder e Especialista em Proteção Social), contando com a colaboração de especialistas nacionais e internacionais, em formato presencial e remoto.
Ao longo da semana, foram realizadas diversas reuniões técnicas com os principais parceiros governamentais nas áreas da educação, formação profissional, proteção social e reabilitação habitacional. Foi, igualmente, realizada visita de terreno a alguns centros de cuidados infantis que serão objeto de melhorias no âmbito do financiamento adicional ao Projecto Capital Humano. O encontro final com o DNP marcou o encerramento da missão, reforçando o compromisso do Governo de Cabo Verde com a agenda de desenvolvimento do capital humano e a empregabilidade dos jovens.