INE realiza atelier de socialização do Projecto MasterData

Na manhã desta terça-feira, 12, cidade da Praia, Instituto Nacional de Estatística em parceria com a Unidade de Gestão de Projetos Especiais realizou um Atelier de socialização do Projecto MasterData. Esta atividade está integrado ao Projeto de Harmonização e Melhorias das Estatísticas na África Ocidental,   e visa conscientizar instituições sobre a importância do projeto MasterData para o país no que tange a produção de estatísticas oficiais, bem como o papel que cada uma dessas instituições têm neste projeto.

 

O projeto MasterData irá permitirá fazer a ligação e armazenamento de dados de diferentes fontes administrativas num único repositório de dados, dotando assim, o SEN de uma ferramenta poderosíssima na disponibilização de microdados para analise, modelação e produção de indicadores.

 

Tendo em conta que um dos grandes desafios do Sistema Estatístico Nacional (SEN) é a utilização de dados administrativos na produção de estatísticas oficial, de forma será possível garantir uma produção célere e de qualidade.

 

Todavia, para que o projeto funcione será fundamental ter a envolvência de todas as instituições / organizações proprietários dos registos administrativos selecionados nesta primeira fase do projeto, lembrando que o projeto na sua segunda fase irá englobar todas as fontes de dados existente no país.

 

A ação contou com a participação as principais entidades enquadrados nesta primeira fase do projeto, nomeadamente, o Registo Nacional de Identificação (RNI), a Direção de Emigração e Fronteiras (DEF), o Ministério das Finanças (MF), o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), o Ministério de Educação e Centro Nacional de Prestações Sociais.