O Governo de Cabo Verde lançou, nesta quinta-feira, 18 de setembro, o Financiamento Adicional ao Projeto Capital Humano, no valor de 3,75 milhões de dólares, destinado a melhorar o acesso a serviços de cuidados infantis de qualidade.
A cerimónia oficial contou com a presença do Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, e do Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire. A UGPE – Unidade de Gestão de Projetos Especiais esteve representada pelo Coordenador, Nuno Gomes, e pela Gestora do Projeto de Capital Humano, Clarisse Silva.
O financiamento, integrado na Componente 6 do Projeto Capital Humano financiado pelo Banco Mundial, prevê a construção, reabilitação e apetrechamento de 32 centros de cuidados infantis e creches, a capacitação de profissionais da área e a concessão de subsídios a famílias vulneráveis para acesso a creches.
As intervenções vão abranger 11 municípios das ilhas do Sal, Boa Vista, São Vicente e Santiago, com um prazo de implementação até março de 2027.
Segundo o Governo, o objetivo é reforçar a rede de acolhimento infantil, permitindo que as crianças tenham acesso a serviços de qualidade, ao mesmo tempo que as famílias, em particular as mulheres, ganhem mais condições para se integrarem no mercado de trabalho e aumentarem os seus rendimentos.