Entrega de Kits de Estética e Pastelaria a beneficiários do Projeto Inclusão Social

A cerimónia de entrega dos Kits de Estética e Pastelaria aconteceu no âmbito do Projeto Inclusão Social, atividades da componente Inclusão Produtiva, com objetivo de reforçar as potencialidades das famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inclusão, de desenvolverem as suas atividades geradoras de rendimento, numa perspetiva de autossustento e melhoria das suas condições de vida.

 

Esta atividade que decorreu na sede da Citihabitat em Ponta d’Água, ONG responsável pela implementação das atividades de inclusão produtiva, teve lugar nesta segunda-feira, 31 de janeiro, e foi presidido pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, na presença de representantes da Camara Municipal da Praia, da Unidade de Gestão de Projetos Especiais – UGPE, e da Citihabitat.

 

Na sua intervenção, o ministro avançou que o Governo está a trilhar um caminho que irá permitir debelar a pobreza extrema e reduzir a pobreza absoluta, através de políticas públicas assertivas. O governante garantiu que a partir do mês de abril as atividades de Inclusão Produtiva serão alargadas aos 22 municípios do país enquadrado no Projeto Capital Humano, financiado pelo Banco Mundial.

 

Recorde-se que em todo o país de duas mil famílias em 9 municípios (Santa Catarina de Santiago, São Salvador do Mundo, Calheta de São Miguel, Santa Cruz, Praia, São Filipe do Fogo, São Vicente, Ribeira Grande de Santo Antão e Porto Novo), beneficiam de atividades da  componente Inclusão Produtiva, incluindo várias formações em gestão de pequenos negócios e empreendedorismo, educação financeira, habilidades sociais, etc., como forma de melhor preparar os beneficiários para as suas atividades geradoras de rendimento. Com o alargamento a todos os municípios do país prevê-se aumentar de duas mil para cinco mil famílias beneficiárias.

 

Na ocasião, em representação da UGPE, a Gestora do Projeto Inclusão Social, Ermelinda Lima, destacou o importante papel das ONG´s nas comunidades no desempenho do trabalho diário junto das famílias, o que ao seu ver auxilia o Ministério de Família, Inclusão e Desenvolvimento Social na implementação desta componente do projeto no terreno. Ermelinda Lima, aproveitou o ensejo para relembrar que após a fase da entrega dos kits de reforço do negócio, as equipas de técnicos das ONGs e da Câmara Municipal farão o acompanhamento das atividades junto dos beneficiários para verificar in loco o impacto da medida nas suas vidas.

 

De referir que durante a cerimónia de entrega dos kits de reforço do negócio foram entregues 24 certificados aos beneficiários que participaram nas capacitações de Estética e Cozinha/Pastelaria.