Cerca de 80 instituições beneficiárias foram capacitadas em matéria de Gestão Ambiental e Social

Mais de 80 representantes de entidades parceiras da implementação de Projetos financiados pelo Banco Mundial em Cabo Verde ligadas ao sector da Educação, Inclusão Social, Economia Digital, Saúde, Turismo, Energia, Fomento Empresarial, e entidades que trabalham diretamente no sector do ambiente, tando a nível central como a nível local, participaram da sessão de formação e de partilha de boas práticas na gestão ambiental e social de projetos que teve lugar na cidade da Praia de 14 a 18 de novembro.

 

A formação reforça a implementação de compromissos ambiental e social vinculados no acordo de financiamento e que advêm da Política Ambiental e Social do BM.

 

Esta iniciativa também assegurou a partilha de experiências do Banco Mundial em outros países vizinhos e que possam ser absorvidas pelo país, no que tange a metodologias de implementação das normas ambientais e sociais 10, relacionada ao envolvimento dos Stakeholders.

 

Com esta formação espera-se que as instituições beneficiárias estejam mais esclarecidas sobre os requisitos e instrumentos ambientais e socias associados aos projetos financiados pelo BM e possam em articulação com a UGPE operacionalizar as salvaguardas sob as suas responsabilidades, bem como instituir calendarização das atividades para ano 2023.

 

As sessões foram ministradas pelas Especialistas Ambientais e Socias da UGPE, Eng. Neiva Centeio e Eng. Larissa Varela e pelos consultores do BM, Santiago Olmos, Edda Smith e Lorina Schudel.

 

Para além das instituições beneficiárias, participaram da referida formação gestores dos projetos da UGPE financiados pelo Banco Mundial.