O Governo de Cabo Verde realizou nesta segunda-feira, 28 de junho, o ato oficial de apresentação pública do Projeto do Hospital Nacional de Cabo Verde, uma infraestrutura estratégica que assinala um marco na transformação do sistema de saúde do país.
O futuro hospital será uma unidade especializada e de referência nacional, concebida com um perfil moderno, dotada de equipamentos tecnológicos avançados e projetada para prestar cuidados de saúde diferenciados com elevados padrões de qualidade, acessibilidade e eficiência.
Com a sua criação, pretende-se estabelecer um novo modelo de organização dos cuidados de saude, reforçando a articulação entre os diferentes níveis do Sistema Nacional de Saude. O Hospital Nacional atuará como estrutura central de suporte clínico aos hospitais centrais e regionais, contribuindo para reduzir significativamente as evacuações médicas para o exterior, promovendo ao aumento da acessibilidade ao tratamento dentro do próprio País.
Dotado de condições para atender patologias de elevada complexidade, atualmente tratadas fora do país, o Hospital Nacional contará com especialidades médicas e cirúrgicas avançadas (entre os quais na primeira fase cardiovascular e oncologia), bem como uma abordagem centrada no paciente, alinhada com as melhores práticas internacionais.
A execução do projeto será feita de forma faseada, permitindo uma transição organizada e sustentável, assegurando integração progressiva com os demais serviços de saúde e otimizando os recursos disponíveis.
Com esta iniciativa, o Governo reafirma o seu compromisso com a modernização do setor da saúde, o fortalecimento da capacidade de resposta nacional e a melhoria contínua da qualidade de vida dos cabo-verdianos