Ação de capacitação em Acompanhamento Familiar e Inclusão Produtiva destinada aos técnicos sociais municipais

O Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, através da Direção Geral da Inclusão Social, DGIS, tem em curso a nível nacional uma ação de capacitação, destinada às equipas sociais municipais, no âmbito da implementação do Projeto Capital Humano (HCP).
Esta ação de capacitação tem como objetivo melhorar a intervenção social dos técnicos municipais que irão implementar as atividades a nível do município, munindo-os de informações e ferramentas para um melhor acompanhamento das famílias beneficiarias. Essas ferramentas passam por melhor compreenderem a plataforma digital do acompanhamento familiar e também os novos procedimentos do programa de inclusão social e produtiva.
Serão capacitados, 118 técnicos municipais, sendo que a ação já decorreu na cidade do Porto Novo, de 04 a 07 de Julho, em São Vicente e no Sal, nos dias 10 a 12 de Julho respetivamente.
Nas próximas semanas acontecerão na cidade da Praia (de 18 a 20 de julho incluindo participantes do Maio e de Ribeira Grande de Santiago), Santa Catarina (de 19 a 21 de julho incluindo participantes de SSM e de SLO), Boavista (de 25 a 27 de julho) São Filipe (de 25 a 27 de julho incluindo participantes dos Mosteiros, de Sta Catarina e da Brava), São Miguel (de 01 a 03 de agosto incluindo participantes do Tarrafal e de Sta Cruz), São Domingos (01 a 03 de Agosto) e Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau em data a confirmar.
De realçar que o Projeto de Capital Humano, PCH visa reforçar o acesso das famílias em situação de pobreza extrema ou absoluta aos serviços básicos e à inclusão social e produtiva.
Particularmente, a subcomponente 3.2 pretende contribuir para a expansão do Acompanhamento Familiar (AF) e da Inclusão Produtiva (IP) a todos os 22 (vinte e dois) municípios do país, com foco nos beneficiários das medidas de proteção social por forma a garantir maior impacto na melhoria da sua condição de vida.
Financiado pelo Banco Mundial, o PCH vai permitir ao Governo continuar esse trabalho de fazer uma inclusão através da produção e do aumento do rendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social.