UGPE apresenta o ponto de situação da Componente 3 no âmbito da missão de apoio à implementação do PMCIU

A Unidade de Gestão de Projetos Especiais apresentou, na tarde desta sexta-feira, 03 de outubro, o ponto de situação da Componente 3 do Projeto de Melhoria da Conectividade e Infraestruturas Urbanas (PMCIU), numa reunião integrada no programa da Missão de Apoio à Implementação do projeto, em curso de 01 a 09 de outubro de 2025, nas ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão.

 

A apresentação foi feita pela especialista técnica da UGPE, Malene Almeida, que destacou o estado atual das atividades em execução e os próximos passos previstos no âmbito da responsabilidade da UGPE. Participou ainda da reunião em representação da UGPE o coordenador, Nuno Gomes, bem como o Gestor do Projeto, César Pinto, e a equipa técnica do Banco Mundial.

 

O programa da missão contempla uma agenda diversificada que inclui:
• reuniões técnicas e plenárias, para análise do ponto de situação das diferentes componentes;
• sessões com parceiros institucionais, abordando temas como o financiamento adicional, a sustentabilidade das infraestruturas e os indicadores de monitorização;
• visitas de campo em Santiago, São Vicente e Santo Antão, para acompanhar o progresso das obras de requalificação urbana e das ligações rodoviárias em curso;
• encontros de alto nível com membros do Governo e entidades setoriais, para alinhar estratégias e definir os próximos passos para a implementação do projeto.

 

De realçar que a gestão do PMCIU está repartida entre o Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH) – responsável pelas Componentes 1, 2 e 4.1 e pela coordenação global – e a Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE), responsável pelas Componentes 3 e 4.2.