Uma ação de formação realizada no dia 26 de setembro de 2025, no Gabinete do IIPC na Cidade Velha, reuniu vinte trabalhadores da empreitada de reabilitação do Bairro de São Sebastião, no município da Ribeira Grande de Santiago.
A iniciativa insere-se no âmbito do Projeto Turismo resiliente e desenvolvimento da economia azul, Reabilitação do bairro de São Sebastião, na Cidade Velha e teve como foco a prevenção de Violência Baseada no Género (VBG), exploração, abuso e assédio sexual (EAS/AS), violência contra crianças (VCC), bem como temas ligados à saúde, higiene e segurança no trabalho, direitos laborais, proteção do património cultural e mecanismo de gestão de reclamações.
O principal objetivo foi consciencializar os trabalhadores para as diferentes formas de violência e para a importância de uma cultura de prevenção, fornecendo informação prática sobre como identificar e reagir a situações de risco. Os participantes foram igualmente sensibilizados para o Mecanismo de Gestão de Reclamações do Projeto e para a relevância do uso correto dos equipamentos de proteção individual, proteção comunitária, prevenção de acidentes e garantia de condições dignas no ambiente laboral.
Promovida em parceria entre a Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE), o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), a Direção Geral do Trabalho (DGT) e a Inspeção Geral do Trabalho (IGT), esta atividade integra as Salvaguardas Ambientais e Sociais dos projetos geridos pela UGPE e financiados pelo Banco Mundial.
Estiveram presentes as especialistas da UGPE, Neiva Centeio (Ambiental e Social) e Ermelinda Lima (Social), do ICIEG, Vera Teixeira, do IIPC, Admilson Mendes, e da IGT, Eneida Pereira.