Nesta sexta-feira, 31 de maio, as delegações técnicas da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe visitaram a Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE).
Durante a reunião com o Gestor do Projeto, Guevara Cruz, foram apresentados os avanços do Projeto Digital Cabo Verde (DCV), financiado em 20 milhões de USD. A experiência de Cabo Verde na área digital e os desafios enfrentados durante a execução do projeto foram discutidos.
Foram destacados os desafios de governança, as atividades das instituições beneficiárias do projeto, a dinâmica do projeto, o engajamento garantido e a experiência acumulada.
A missão, composta por 22 técnicos e liderada pelo Especialista Sénior em Desenvolvimento Digital do Banco Mundial, Daniel Nogueira, tem como objetivo explorar os avanços de Cabo Verde na maturidade digital.
A visita, que ocorre de 27 a 31 de maio de 2024, visa desenvolver uma plataforma de intercâmbio de conhecimentos e práticas bem-sucedidas, adaptáveis aos dois países beneficiários de projetos digitais financiados pelo Banco Mundial, similares ao Digital Cabo Verde.
As atividades da semana de trabalhos incluem sessões de partilha de conhecimentos, concentradas no Techpark ao longo dos dois primeiros dias da visita de estudo. Diversas reuniões foram realizadas, reunindo entidades que desempenham um papel fundamental no ecossistema digital do Governo de Cabo Verde.