Uma firma de consultoria, contratada pelo Governo de Cabo Verde com financiamento do Banco Mundial, está a realizar uma missão no país nos dias 14 e 15 de maio para apoiar a implementação do Hospital de Cabo Verde (HCV).
No primeiro dia da missão, a equipa se reuniu com diversos intervenientes envolvidos no estudo de viabilidade do hospital para discutir o Modelo Clínico e os Requisitos do Sistema Nacional de Saúde, alinhando estratégias clínicas e de saúde com as expectativas do Sistema Nacional de Saúde em Cabo Verde.
Essa consultoria desempenha um papel crucial na definição dos próximos passos e na garantia de uma análise aprofundada das necessidades e requisitos do Hospital de Cabo Verde, contribuindo assim para o avanço desse projeto de saúde.
O Hospital de Cabo Verde surge diante dos desafios significativos enfrentados pelo Governo de Cabo Verde na oferta de serviços de saúde especializados, devido à falta de infraestrutura e pessoal médico qualificado, levando muitos doentes a buscar tratamento no exterior.
Para enfrentar esses desafios, o governo está a desenvolver o projeto do Hospital de Cabo Verde (HCV) em parceria público-privada (PPP) visando ampliar e elevar a qualidade dos cuidados de saúde terciários no país, reduzindo a dependência de tratamentos no exterior.
O governo considera a Parceria Público-Privada integrada como a opção mais viável, permitindo ao setor privado gerir tanto a infraestrutura quanto os serviços clínicos do hospital.