O Banco Mundial iniciou hoje, 13 de novembro, uma missão de apoio à implementação do Projeto de Energias Renováveis e Melhoria do Desempenho dos Serviços Públicos (REIUP) e preparação do financiamento adicional REIUP.
No primeiro encontro com o Governo de Cabo Verde, representado pelo Diretor Nacional de Planeamento, Gilson Pina, e sua equipa, foram abordadas questões específicas relacionadas à implementação do projeto, e ficou evidente o reconhecimento da importância desse projeto para o país.
Os objetivos desta missão abrangem diversas áreas. Primeiramente, a avaliação dos avanços na preparação e execução do plano de ação para a reforma institucional e reestruturação do setor de energia, com o apoio do CPCS e consultores individuais financiados pela REIUP.
Além disso, a missão visa fazer um balanço das atividades de assistência técnica destinadas a fortalecer a Agência Reguladora Nacional dos Serviços Públicos (ARME) e o departamento de planeamento do Ministério do Comércio, da Indústria e da Energia. Também busca identificar necessidades adicionais de capacitação, especialmente para as instituições recém-criadas.
Outro ponto de foco é a avaliação do status de aquisição dos investimentos da REIUP voltados para a transição energética. A missão continuará discutindo o apoio à implementação da estratégia de Cabo Verde para a transição para a produção de eletricidade com baixo teor de carbono. Isso inclui explorar o financiamento adicional da REIUP para mobilizar a participação do setor privado na produção de energias renováveis e na modernização da rede.