No âmbito da missão do Banco Mundial em Cabo Verde, realizou-se nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, um encontro com a Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) para avaliar o ponto de situação da Componente 3 – Assistência Técnica, sob a alçada da Unidade. Esta componente tem como objetivo reforçar capacidades e atividades de assistência técnica, promovendo uma gestão urbana, de conectividade e de transportes mais eficiente e resiliente às alterações climáticas.
A reunião contou com a participação do Coordenador da UGPE, Nuno Gomes, da Especialista Técnica Malene Almeida e da Procurement Officer Edna Fernandes, bem como do Gestor do Projeto, César Pinto, do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), e de representantes do Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT), bem como o Michel Matera, Practice Manager – Urban, Resilience and Land do Banco Mundial.
Durante o encontro, o Coordenador da UGPE apresentou o ponto de situação das atividades em curso, os principais desafios identificados e as ações implementadas para garantir o avanço da execução do projeto. Foram debatidas oportunidades de melhoria, mecanismos de acompanhamento e estratégias para a implementação do projeto.
A missão, liderada por Philippe Neves (Especialista Principal em Transportes, TTL) e Felipe Montoya Pino (Especialista Principal em Desenvolvimento Urbano, co-TTL), estará ao longo do período de 2 a 6 de fevereiro a supervisionar a implementação do projeto, incluindo suas componentes de investimento, e a conduzir a avaliação do Financiamento Adicional, analisando justificativa, escopo, valor e cronograma propostos, além de definir os indicadores de sucesso.
Como parte da agenda de trabalho, a equipa do Banco Mundial visitou, no dia 03 de fevereiro, a Ilha do Fogo para acompanhar o início das obras de requalificação da orla marítima dos Mosteiros (Queimada-Guincho) e discutir aspetos técnicos e operacionais com as equipas locais e demais entidades envolvidas.